Friday, January 20, 2006

Viva las mujeres! II

Parece que foi uma espécie de premonição, mas não foi, mera casualidade talvez, no último post eu falei sobre quatro mulheres e esta semana que passou foi grata em fatos relacionados a elas, tendo inclusive feito com que eu dedicasse o post do dia 16.01.2006 - mesma data do último post aqui - no Morango e Chocolate a elas. Reproduzo o post aqui:

Marcos Históricos

Começou com Sirimavo Bandaranaike em 1960, no Sri Lanka, que foi a primeira mulher a se tornar chefe de governo, depois seguiu-se Indira Gandhi, em 1966, que assumiu o poder na Índia; Golda Meir em 1969 atingiu o poder máximo em Israel. Em 1979 foi o Reino Unido, com a dama de ferro, Margaret Thatcher, e em 1981 as mulheres dominaram a Noruega, com Gro Harlem Brundtland. Em 1986 foi a vez da Ásia, com Corazón Aquino nas Filipinas e, finalmente, em 1990, chegou na América Latina, com Violeta Chamorro na Nicarágua.

Recentemente tivemos as vitórias da chanceler Angela Merkel na Alemanha, e de Ellen Johnson-Sirleaf, que se tornou a primeira mulher presidente de um país africano, ao vencer no final do ano passado as eleições na Libéria com 59 por cento dos votos. A presidente finlandesa Tarja Halonen tem práticamente assegurada a vitória para um segundo mandato no país.

Agora em 2006, Michelle Bachelet, uma pediatra socialista, ao vencer as eleições no Chile com 53,5 por cento dos votos nesse domingo, tornou-se a primeira mulher a ocupar a presidência do país e, também, a primeira mulher a ser eleita na américa do sul por sufrágio universal para o cargo de presidente de um país. Em 1974, a Argentina foi o primeiro país das Américas a ter uma mulher na Presidência, quando María Estela Martínez de Perón, mulher e vice-presidente de Juan Domingo Perón, assumiu no lugar do marido falecido naquele ano.

São mulheres que galgam os mais importantes cargos nos seus países, com a possibilidade de realizarem administrações que tenham a marca da mulher. São também importantes marcos históricos, símbolos da valorização da mulher no mundo todo. Parabéns mulheres! Beijos para todos - principalmente para elas!

No comments: