Monday, January 30, 2006

A Imprensa e os Regimes

É uma injustiça afirmar-se que a imprensa não consegue conviver com alguns regimes. Qualquer convívio é possível dentro de certas regras. O que existe é uma incompatibilidade entre a liberdade da imprensa e certos sistemas políticos.

Sem querer recolocar o ovo de Colombo, todos sabem que a função da imprensa é dar transparência aos atos e fatos que ocorrem em qualquer regime, na administração de qualquer governo. E por que a imprensa seria um incômodo na divulgação desse tipo de notícia? Mesmo que parte da imprensa fosse facciosa e tendenciosa - o que de fato pode acontecer e acontece! -, a maioria tende a equilibrar as opiniões e contrabalançar esse tipo de influência perniciosa - vejam como é importante fugir dos monopólios!

A verdade é que qualquer governo que viole os ditames constitucionais do país, que cometa atos de corrupção, ou aja fora do ordenamento legal, terá na imprensa um inimigo constante. Por isso, quando um governo começa a preocupar-se demasiado com a imprensa, ou começa a propor normas para cercear a sua liberdade, é um sinal de que as coisas vão mal no país.

No comments: